Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Músico comprova vínculo empregatício com bar e restaurante.

Agora fica uma pergunta, como comprovar o vínculo?

Publicado por Warley Oliveira
há 8 anos

Msico comprova vnculo empregatcio com bar e restaurante

Um músico que realizava apresentações uma vez por semana conseguiu comprovar na Justiça do Trabalho a existência de vínculo de emprego com o bar e restaurante Shedil, em São Gonçalo, município da Região Metropolitana. A decisão foi da 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), que seguiu, por unanimidade, o voto da relatora do acórdão, desembargadora Márcia Leite Nery, e manteve a sentença do juiz Maurício Madeu, da 4ª Vara do Trabalho de São Gonçalo.

Na petição inicial, o músico informou que trabalhava sozinho (no formato voz e violão), nos fins de semana, recebendo valor fixo por apresentação. Depois, um dos sócios do restaurante teria solicitado a formação de um grupo para apresentação somente aos sábados, outro sócio escolhido o nome da banda e, juntos, segundo o trabalhador, eles indicavam eventuais substitutos para os músicos ausentes ou retirantes, controlavam os horários de apresentação e ensaio e interferiam na formação do repertório.

Em sua defesa, o restaurante alegou que o artista jamais foi seu empregado, mas sim prestava serviço autônomo apenas uma vez por semana. Porém, para a desembargadora Márcia Leite Nery, o bar, ao reconhecer a prestação de serviços diretamente, não comprovou que o obreiro atuava de forma autônoma.

Sobre os requisitos formadores da relação de emprego, o juiz do Trabalho Maurício Madeu reconheceu que a pessoalidade era evidente, pois o músico era o chefe da equipe e fiscalizava a presença de todos no dia da apresentação. Para o magistrado, também é irrelevante o fato de os músicos se apresentarem apenas uma vez por semana na caracterização da não eventualidade, ainda mais porque sua atividade é essencial para o objetivo social de uma casa de eventos.

Como a sentença foi mantida, o músico faz jus ao aviso prévio indenizado e, nos períodos não prescritos, terá direito a gratificação natalina, férias acrescidas de 1/3 vencidas em dobro e simples, multa do Art. 477 da CLT, indenização do FGTS e multa de 40% e adicional noturno, que deverá ser considerado para o cálculo das verbas deferidas.

Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

Clique aqui e leia na íntegra o acórdão.

Fonte: TRT1

  • Sobre o autorOperador de Telemarkting
  • Publicações208
  • Seguidores413
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações809
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/musico-comprova-vinculo-empregaticio-com-bar-e-restaurante/295808991

Informações relacionadas

Kaic Pimentel Dias, Advogado
Artigoshá 7 anos

Direitos Trabalhistas dos Músicos

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Carta De Advertência Disciplinar

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Carta de Advertência

COAD
Notíciashá 11 anos

Garçom contratado como "extra" comprova vínculo de emprego

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região TRT-9 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-16.2018.5.09.0303

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)