Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Atento demite 1100. É Inaceitável!

Após ter demitido 700 trabalhadores do Produto TIM, Site Madureira, na semana passada, a Atento informou oficialmente, no último dia 2, o corte de mais 400 trabalhadores do produto Estácio, cujo contrato foi rompido.

Publicado por Warley Oliveira
há 9 anos

Atento demite 1100 Inaceitvel

O Sindicato questionou a necessidade desse corte e o fim de tantos postos de trabalho e cobrou da Atento a realocação de todo pessoal. A empresa disse que o corte já estava decidido. A direção do Sinttel-Rio não aceita essa postura e considera a atitude da empresa desumana e irracional, à medida que ela não mede o impacto social desse corte na vida das pessoas, na economia do estado e do município.

As demissões atingirão jovens que usam o salário para pagar seus estudos e pais e mães de famílias, trabalhadores com pouco tempo de empresa e outros com quatro ou cinco anos de casa, situação, por exemplo, de supervisores. É um absurdo!

Diante da postura duramente crítica do Sindicato, a Atento se limitou a justificar sua decisão usando a crise econômica porque passa o país e o fim de contratos. A crise brasileira é reflexo da crise internacional e não justifica esse corte. E ainda que a crise tivesse o tamanho que a mídia golpista quer nos fazer acreditar, não podemos admitir que sejam os trabalhadores a pagar essa conta.

Por outro lado, a área de telecomunicações e o de teleatendimento, em especial, passam bem longe de qualquer crise nacional ou internacional. Os dois setores são os que mais crescem no Brasil e no mundo.

O Sindicato ratifica sua posição já antecipada à direção da Atento, ou seja, exige a garantia de todos esses postos de trabalho, se possível com a realocação dos trabalhadores em outros produtos.

O Sindicato estima que o Produto TIM contava com cerca de 3 mil trabalhadores no Site Madureira e, se agora esse produto vai perder 700 profissionais e continuará funcionando, significa que alguém será penalizado. Quem ficar, certamente vai trabalhar dobrado e a pressão será ainda maior do que já é. Não vamos aceitar.

Já os últimos 400 demitidos são vítimas do rompimento do contrato com a Estácio, que vai terceirizar uma outra empresa de Uberlândia. Como vem sendo denunciado pelo Sindicato, a procura por empresas terceirizadas do interior tem um único objetivo: pagar salários e benefícios menores e precarizar ainda mais as relações de trabalho.

Os dirigentes do Sinttel-Rio estarão dentro do Site Madureira para ouvir a categoria, e saber se, de fato, houve aumento de trabalho, pressão e assédio. Caso isso se confirme, vamos denunciar aos órgãos competentes e mobilizar os trabalhadores para cobrar a reabertura dos postos de trabalho.

O Sindicato já entrou em contato com a Atento para viabilizar um mutirão de homologação em novembro. A empresa ficou de dar um retorno em breve para o Sinttel-Rio divulgar as datas.

Fonte: Sinttel-Rio

  • Sobre o autorOperador de Telemarkting
  • Publicações208
  • Seguidores413
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2945
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atento-demite-1100-e-inaceitavel/240455488

Informações relacionadas

Operadora de telemarketing da Atento vai receber R$ 10 mil de indenização por danos morais

Hugo Vitor Hardy de Mello, Advogado
Artigoshá 8 anos

Meu patrão não me manda embora! O que devo fazer ?

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 9 anos

Operadora de telemarketing que tinha cinco minutos para ir ao banheiro será indenizada

Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região TRT-20: XXXXX-36.2020.5.20.0006

Mantida indenização a operadora de telemarketing assediada por superior hierárquico

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"A crise brasileira é reflexo da crise internacional e não justifica esse corte". Brasileiro e sua mania feia de colocar a culpa nos outros. É claro que a crise é brasileira. Pagamos a conta há anos para não termos nada do governo (um câncer que cresceu e muito nos últimos anos). Não consigo ver como a culpa é internacional com o mundo está saindo da crise e nós entrando

"Mídia golpista"? Outra maluquice. Agora os empresários tem que manter o emprego e tirar do próprio bolso... a culpa é, de novo, dos empresários. O governo, que acabou com a economia com corrupção, populismo e distribuição de renda sem investir na produção de riqueza, é inocente em tudo. Só pode ser ingenuidade ou mau-caratismo. continuar lendo

por acaso a empresa e obrigada a dar emprego vitalicio? puta que o pariu liberdade econômica 0 ainda reclamam de desemprego hahaha continuar lendo