Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Grupo Claro S.A: Grupo atrasa negociação

Publicado por Warley Oliveira
há 9 anos

Grupo Claro SA Grupo atrasa negociao

Pauta: PPR.

Após muita luta do Sinttel-Rio e de outros Sindicatos da categoria em nível nacional, através da Comissão de Negociação Nacional da Fenattel, e depois de protelar muito a negociação e a antecipação de PPR dos trabalhadores do Grupo Claro S. A (Embratel e Claro), a mesma foi paga ontem, equivalente a um salário base. Ressaltamos, no entanto, que houve prejuízos para os trabalhadores, conforme divulgamos anteriormente, no que diz respeito à elegibilidade, que saltou de 30 para 120 dias, ou seja, atingindo os trabalhadores admitidos em setembro e demais casos, como auxílio doença.

Além deste retrocesso, destacamos outro: trabalhadores que estavam na plataforma da Claro e hoje são da Embratel perderam o cômputo da remuneração variável para cálculo da PPR, porque essa prática não existe na plataforma daqueles que estão lotados na Embratel, mesmo com o processo de fusão/incorporação e o grupo tendo apenas um CNPJ. Um absurdo, descaso e prejuízo para os trabalhadores, que certamente vai gerar passivo trabalhista no futuro.

Acordo Coletivo de Trabalho

Agora temos que iniciar a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, nossa data base, tanto da Embratel, quanto da Claro, é 1º de setembro, e já passou. Não tivemos nenhuma reunião de negociação. O Grupo está empurrando todo o processo negocial, para chegar no final do ano, e tentar vencer pelo cansaço os trabalhadores com migalhas. Não aceitaremos migalhas e certamente vamos entrar o ano de 2016 negociando ou paralisando as atividades.

Além dos prejuízos na negociação da PPR, os trabalhadores do Grupo também sofreram em relação ao benefício Vale Refeição deste ano. Destacamos que na negociação do acordo anterior, em outubro de 2014, ficou pactuado em ata que o grupo, em abril deste ano, unificaria o valor do Vale Refeição da Claro para chegar no valor da Embratel, e NADA. O Grupo empurrou com a barriga, rasgou a ata, não manteve a palavra e, por fim, disse que esta unificação ficaria para a negociação na data-base. E agora? Queremos, no mínimo, pedir respeito à negociação feita, a palavra dada e pactuada. Não abriremos mão da unificação dos benefícios, além do mais, desde janeiro, os trabalhadores da Claro fazem o trabalho também da Embratel, da NET e vice-versa, só que não estão recebendo nenhum centavo a mais por isso.

Demissão/ Reintegração

O Grupo parece que está todo enrolado, demitiu a trabalhadora Andrea Salgado, no dia 3 de setembro, que estava sob atestado médico. Além de estar de licença médica, ela tinha perícia agendada para o último dia 22 de setembro. Depois de um mês de muita peregrinação dela e de intervenção do Sinttel-Rio, através da diretoria de Saúde e Condições do Trabalho, e de notificação do nosso jurídico, o Grupo está revogando a sua demissão, mas de forma lenta e vergonhosa, porque tudo demora.

Parece que de forma proposital, para cansar. Este é um caso que o Sindicato e a diretora de negociação coletiva, Virginia Berriel, estão acompanhando e não vão dar trégua ao Grupo enquanto a situação não estiver concluída e a trabalhadora gozando de seus direitos.

É necessário que todos os trabalhadores se mantenham mobilizados, cobrem muito de seus gestores, diretores e RH. O Sinttel-Rio está fazendo a sua parte, mas o trabalhador precisa ajudar, tem que chegar junto, tem que acreditar.

Fonte: Sinttel-Rio

  • Sobre o autorOperador de Telemarkting
  • Publicações208
  • Seguidores413
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-claro-sa-grupo-atrasa-negociacao/241754004

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)