Condições de trabalho e ausência de prevenção de acidentes
Todos os trabalhadores, sem exceção, devem adotar medidas de prevenção e segurança contra incêndios, de acordo com a legislação local (estadual) e as normas técnicas específicas e aplicáveis ao seu ambiente de trabalho.
Todos os trabalhadores, sem exceção, devem adotar medidas de prevenção e segurança contra incêndios, de acordo com a legislação local (estadual) e as normas técnicas específicas e aplicáveis ao seu ambiente de trabalho.
Já os empregadores tem por dever instruir todos os empregados sobre a utilização e treinamento para o uso dos equipamentos de segurança e de combate ao incêndio, sobre os procedimentos e medidas para evacuação do local de trabalho bem como sobre os alarmes e dispositivos existentes para informar à todos sobre incêndios.
Todos os locais de trabalho devem possuir saídas. Aberturas e vias de passagens que sejam facilmente identificáveis, sinalizadas, com indicação da saída e que sejam suficientes para que os trabalhadores possam evacuar o local com segurança e rapidez. Estas não devem, nunca, serem fechadas, bloqueadas ou presas durante a jornada de trabalho. No máximo, elas devem ter um dispositivo de travamento, mas que sejam de fácil abertura e que todos os trabalhadores estejam ciente de como abri-las. – Mas não é bem isso que acontece nessa empresa.
http://www.cursosegurancadotrabalho.net/2013/09/NR-23-Proteçâo-Contra-Incendios.html
3 Comentários
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Muito ainda precisa se falar sobre esse assunto, pois não são poucas as ocorrências de acidentes de trabalho, muitas vezes levando trabalhadores a óbito. O que precisa ser visto também, é a negligência de muitos trabalhadores, que burlam as regras de segurança e acabam sendo vítimas da sua própria incúria. continuar lendo
Fátima Miranda, muito bom dia.
Concordo com sua contextualização em partes. Sou exemplo físico a qual tentei varias vezes para que não venha ocorrer um acidente ou coisas do tipo, cheguei até reportar os Gestores, Coordenadores, Gerentes e nenhuma dessas posições foram atendidas, agora imagine, uma pessoa que está vendo o bem de todos, para que não venha ocorrer uma situação de (Óbitos), e simplesmente não ter apoio da segmentação da empresa; como eu posso ficar, esperar alguém morrer, deixar a Cipa a qual foi designada pra essa função, mas chega ser omissa em todas as esferas? - Sempre existe um Empregado que pensa no bem da empresa, mas como a RECLAMADA não dá a minima para seu colaborador, o que ele faz? Toma outras mediadas cabíveis, que no qual foi necessário comunicar as diretrizes mais competentes. continuar lendo
Entendo as suas colocações e preocupações, Warley Oliveira, concordo e foi exatamente o que reiterei em meu comentário, não desprezando as ocorrências de negligências por parte do trabalhador, uma vez que as mesmas existem. Quando alertamos-os quanto a isso, colaboramos para a sua auto disciplina o que automaticamente colabora para a prevenção. continuar lendo